Case Marisa: Governança de Cadastros para automação e eficiência em compras 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A Marisa é a maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil, e uma das maiores no varejo de vestuário masculino e infantil. Com mais de 70 anos de mercado, a marca construiu sua história com foco na diversidade, acessibilidade e tendências, sendo íntima e cúmplice de suas clientes.

Porque escolheram a CH Master Data | Astrein

Buscando referências de um parceiro para este projeto, conseguiu indicação de um colaborador interno e no mercado, onde fez benchmark com outras empresas em eventos de Compras. Assim chegou à CH Master Data | Astrein como empresa que lhe oferecia mais aderência e passava mais confiança. 

Sobre o Projeto

A fim de trazer as melhores práticas na gestão de compras para o segmento de varejo, a empresa identificou a necessidade de ter um cadastro de itens de compras com informações mais claras e confiáveis, tanto para melhorar a execução dos processos desde a requisição, cotação, equalização e negociação, assim como viabilizar a implantação de outras iniciativas como eProcurement, estabelecer contratos de serviços, além de suportar as tomadas de decisões.

Marcelo Tiverão Lemos, Gerente de Compras na Marisa, ressalta a importância do atendimento e engajamento de todos para a execução do projeto, com a plataforma da CH Master Data | Astrein é possível transformar a base de itens de catálogo de materiais para serviços, realizar novos cadastros de forma didática, simples e completa, sendo que manter um padrão descritivo de material, de acordo com as melhores práticas de mercado, nos ajuda a melhorar a gestão de compras.

Segundo o Marcelo, a área requisitante tinha dificuldades de entender a importância de utilizar o material correto, o que ocasionava uma contabilização errada. Por exemplo, a pessoa solicitava uma placa de comemoração, mas procurava um código de item qualquer da placa e chegávamos a solicitar uma placa de computador. Isso além de não atender ao colaborador ainda gerava um lançamento de R$ 1.000,00 a mais que não havia sido orçado. Atualmente, para a Marisa, um dos maiores benefícios do saneamento dos dados é a organização da classificação contábil, além da própria compra.

Outro ganho que foi mencionado pelo Marcelo é que com a implementação da plataforma de compras do Mercado Eletrônico, os processos e requisições de compras irão dar início aos processos de cotação automaticamente, sem intervenção do comprador, trazendo a margem histórica dos fornecedores ou de possíveis novos fornecedores e irá disparar a cotação. A qualidade dos dados é premissa para que haja assertividade e automação dos processos de cotação.

Ariela Rios Borges, Compradora Estratégica, destacou a eficiência do time da CH Master Data | Astrein e ressalta que hoje ela tem confiança nos dados, e a decisão de escolher nos acelerou o processo de tratamento dos dados apresentando uma solução customizada às necessidades da empresa e interface com o SAP ECC Retail.

Ainda segundo Ariela reporta, “com a consulta de base histórica, agora não precisa mais consultar 50 cadastros de materiais (notebooks), pois é possível ser bem mais assertivo, enquanto antes isso era um ponto de preocupação porque não confiavam nos dados que tinham para estabelecer um contrato. Não tinham precisão, tinham que consultar vários materiais diferentes, para poder chegar numa base mais próxima, e ainda assim não era 100% confiável.”

Ariela diz também que a solução é fantástica e irá agregar a Marisa em outros pontos importantes relacionados como o enquadramento do código NCM correto, determinar o desvio de um ativo para despesa, entre outros pontos. Antes da solução da CH Master Data | Astrein está atividade era totalmente manual, burocrática, onde era preciso solicitar um e-mail primeiro e depois abrir um chamado para suprimentos. Agora isso passa a ser feito de forma automática, apenas em um dia, ou seja, o que levava 72 horas para ser feito reduziu para no máximo 24 horas para concluir todo o processo.

Ela relata que, no primeiro treinamento que tiveram, os usuários ficaram bem encantados com a solução SSA-CAD e elogiaram algumas funcionalidades que aceleravam a solicitação, como a seleção de conteúdo apenas com a digitação das primeiras palavras pois o sistema vai apresentando as opções para escolha. Antes as equipes trabalhavam preenchendo um Excel, agora com a plataforma especialista em cadastros eles já conseguem mapear com quem está parado o fluxo e recebe um aviso do sistema via workflow quando a solicitação foi concluída.

Outro benefício mencionado, é a questão de não poluir o sistema SAP com duplicidades de cadastros: “antes se pesquisássemos notebook iria aparecer mais de 50 opções e as vezes com a mesma descrição, sendo que hoje o sistema SSA tem essa trava, pois ele já notifica o usuário e impede a duplicidade de cadastros na origem da solicitação.

Resultados alcançados

  • Criação de base padronizada de itens e serviços contratados
  • Descrições claras e funcionais para uso correto nos processos
  • Automatização dos processos com o eProcurement
  • Redução do tempo de criação de cadastros de 72h para 24h
  • Prevenção de cadastros duplicados no SAP ECC Retail
  • Integração total com o SAP R/3 ECC 6.0 – Retail
  • Redução de erros fiscais e maior controle orçamentário

Quer transformar a governança de cadastros da sua empresa como a Marisa fez?

📧 Fale com nossos especialistas: contato@chmasterdata.com
📞 WhatsApp: (11) 2824-5148

 

Fusão consolida a liderança da maior empresa de Gestão de Cadastros da América Latina!