Case Klabin: Central de Cadastros Inteligente com foco em experiência do usuário 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A Klabin tem mais de 120 anos de história e uma vasta linha de soluções sustentáveis em celuloses, papéis para embalagens e embalagens de papel. Buscava melhorar a experiência dos usuários em relação aos cadastros, facilitar a pesquisa entre os mais de 800 mil itens cadastrados no SAP, agilizar a criação de novos códigos, aumentar a visibilidade das etapas e melhorar o atendimento às áreas envolvidas no processo.

O Projeto

A iniciativa partiu do Consultor de Projetos William Alves da Silva, responsável pela busca de melhorias e inovação na área de Supply Chain da companhia. Com o apoio de profissionais como Filipe Figueiredo (Projetos Supply Chain), Cintia Onishi (TI) e das equipes de Cadastro de Materiais, Gestão de Estoque, Almoxarifado, Controladoria, Manutenção e Compras — além do suporte da alta direção — a Klabin iniciou um processo estruturado de avaliação de soluções.

Durante 2020, a empresa avaliou tanto as plataformas existentes no mercado quanto a possibilidade de desenvolver internamente um sistema de cadastros. Após análises, levantamento de requisitos e um olhar crítico sobre o próprio processo, concluiu-se que criar uma plataforma do zero traria alto custo, tempo de desenvolvimento elevado e risco de defasagem no médio prazo.

Diante desse cenário, no final de 2020, a Klabin optou por contratar a plataforma especializada da CH Master Data | Astrein, com início de implantação em 2021.

Por que escolheram a CH Master Data | Astrein?

  • Aderência total ao escopo proposto: As outras empresas avaliadas não conseguiram atender completamente às necessidades apresentadas.
  • Facilidade de uso e navegação: Foi realizada uma POC (Prova de Conceito) com os usuários, e os feedbacks positivos sobre usabilidade e intuição da ferramenta foram decisivos.
  • Custo-benefício competitivo: Frente às demais opções de mercado, a solução apresentou o melhor equilíbrio entre valor e funcionalidades oferecidas.

Principais Resultados e Benefícios

  • Adaptação das funcionalidades: Em 2005, a Equipe de Engenharia e Produção da Klabin, montaram padrões de descrição (PD) com as suas especificidades e implementado pela TI (customização), dentro desse processo foi validado a permanência destes conteúdos já que existia uma riqueza de dados e não poderiam perder. A flexibilidade da solução de cadastros ofertada pela CH Master Data | Astrein em permitir a adaptação das funcionalidades, carregar os dados e padrões customizados fizeram a diferença.
  • Ganho de produtividade: Houve um aumento na produtividade representativo, tanto na Pesquisa Avançada pelo usuário, quanto no tempo da central de cadastros para realizar o saneamento e criação dos cadastros. Por exemplo, a criação de cadastro por cópia, a qual utiliza um código existente como modelo e o solicitante só altera algumas informações do item novo, foi um ganho muito relevante.
  • Usabilidade da ferramenta: Flexibilidade nas configurações de regras, fluxos, processos internos, condicionais, modificações, conteúdos, abreviações, entre outros.

Expansão do Projeto

Com os resultados positivos, a Klabin iniciou em 2022 o estudo de expansão das funcionalidades, como a implementação de regras condicionais, dashboards de acompanhamento e aplicação do modelo de governança a outros dados mestres da companhia.

Quer transformar a experiência dos usuários e elevar a governança de cadastros da sua empresa como a Klabin?

📧 Fale com nossos especialistas: contato@chmasterdata.com
📞 WhatsApp: (11) 2824-5148

Fusão consolida a liderança da maior empresa de Gestão de Cadastros da América Latina!