Como a qualidade dos dados em Compras e Planejamento garantiu redução de custos, conformidade e otimização de estoques.
A CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), empresa do grupo ISA e uma das maiores concessionárias privadas do setor no Brasil, atua há mais de 15 anos na transmissão de energia elétrica, estando presente em 16 estados e responsável por cerca de 25% da energia total produzida no país. Em um movimento estratégico para reduzir custos e otimizar serviços, a companhia estruturou um projeto robusto para centralizar seus 13 almoxarifados em uma única operação logística.
Desafio: Centralizar e Padronizar para Otimizar
O projeto teve início em 2009 com a criação de um Centro de Distribuição em Bauru e a organização de 12 almoxarifados regionais em Assis, Itapetininga, Jupiá, Presidente Prudente, Votuporanga, Cabreúva, Santa Bárbara d’Oeste, Mococa, Taubaté, Santo Ângelo, Cubatão e São Paulo (capital).
As ações iniciais incluíram:
- Estruturação do CD em Bauru;
- Transferência do excesso de estoques;
- Transformação dos almoxarifados de nível 2 em “Estoques de Prontidão”;
- Reposição centralizada a partir de Bauru.
Para que essa unificação fosse possível, tornou-se essencial padronizar as descrições dos materiais, garantindo a correta identificação dos itens existentes em cada unidade. Para isso, a CTEEP contratou a CH Master Data | Astrein, especializada em soluções para cadastros centralizados e padronização de dados.
A parceria permitiu criar um cadastro unificado e aderente ao Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico (MCPSE), promovendo conformidade com as exigências da ANEEL e otimizando a operação de compras e gestão de estoques.
Fases da Centralização
- 2010 – Segunda fase: Redução para quatro almoxarifados: Jupiá, Cabreúva, Taubaté e São Paulo. Os estoques regionais passaram a funcionar como “prontidão”.
- 2011 – Terceira fase: Consolidação da estrutura com apenas dois pontos: o Centro de Distribuição em Bauru e o almoxarifado de São Paulo/Capital.
Resultados e Visão Estratégica
Segundo Enzo Brigante, Gerente de Suprimentos e responsável pelo projeto:
“Dentre os objetivos da centralização dos almoxarifados, consideramos a importância de se ter um estoque equilibrado, onde não faltasse material e nem houvesse capital comprometido em excesso, nem materiais duplicados e obsoletos.
A falta de disponibilidade de materiais pode rapidamente adicionar 10% a 25% nos custos de trabalho extra. Já o inverso, o capital empenhado em excesso e materiais duplicados e obsoletos podem representar de 20% a 30% do gasto anual MRO. Assim, buscamos reduzir os custos de estoque, atendendo às normas da Aneel, aumentando a visibilidade da Engenharia a fim de utilizarem itens em estoque e, simultaneamente, reduzir o volume de compras de novas peças.”
Projeto de Governança Multidepartamental
Com os avanços alcançados, a CTEEP deu início a um projeto estratégico de governança de estoques, envolvendo diversas áreas e com os seguintes objetivos:
- Precisão na identificação dos materiais em toda a cadeia de abastecimento;
- Redução de erros operacionais, não conformidades e devoluções;
- Compras agregadas por regionais, reduzindo valores contratados;
- Redução da aquisição de materiais comerciais como itens específicos;
- Melhoria na busca, comparação e requisição de itens;
- Normalização das especificações e rastreabilidade de materiais;
- Criação de um banco de preços e aumento da acuracidade das informações.
Principais Benefícios Alcançados
- R$ 16,7 milhões em redução do valor total de estoques;
- Maior sinergia entre áreas e conscientização do uso de estoque existente;
- Projetos passaram a considerar materiais já disponíveis em estoque;
- Melhoria na categorização e gestão dos materiais;
- Conformidade com o MCPSE/ANEEL nas descrições e codificações;
- Aumento da acurácia no inventário contábil.
Iniciativa Setorial: Sinergia entre Empresas do Setor Elétrico
Enzo Brigante, também coordenador do comitê de suprimentos da FUNCOGE, destaca:
“O setor elétrico oferece grandes oportunidades de ganhos através da gestão de estoques. Uma das iniciativas do comitê da FUNCOGE foi a criação da Bolsa de Equipamentos e Materiais (BEM) para permitir que empresas disponibilizem seus ativos em excesso para aquisição ou troca entre companhias.
Essa sinergia poderá contribuir de forma significativa para a redução de estoques e custos com compras. O próximo passo é buscar uma linguagem comum entre as empresas, por meio da padronização dos itens, facilitando a correlação de dados e aprimorando a gestão de materiais em todo o setor.”
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